Acompanhamento Terapêutico

O acompanhamento terapêutico, com especial destaque para a Fisioterapia e para a Fonoaudiologia, é fundamental para a criança com Síndrome de Rett já desde tenra idade e, na maior parte dos casos, trata-se de acompanhamento para a vida inteira. As terapias continuadas são de grande importância para que se otimizem as capacidades comunicativas e de socialização e para que se preservem as funções motoras da pessoa com Rett.

Crianças com idade inferior a 3 anos de idade podem seguir Programas de Estimulação Precoce. A partir dos 3 anos, deve-se identificar quais as terapias fundamentais para cada fase do desenvolvimento, bem como a intensidade e a frequência dessas terapias.

Cada pessoa com Síndrome de Rett apresentará necessidades individuais e específicas durante sua vida, e os programas terapêuticos devem dar conta dessas necessidades individuais em cada fase do seu desenvolvimento. Dependendo das necessidades da pessoa, muitas vezes os serviços públicos não darão conta do atendimento adequado, e os serviços particulares serão necessários.

É importante ter em mente que o acesso às terapias é imperativo para melhor qualidade de vida, em todo o ciclo de vida da pessoa, conforme estudo que buscou avaliar a sobrevida das pessoas com Rett e identificar fatores modificáveis.

Fisioterapia

A Fisioterapia é uma intervenção imprescindível para as pessoas com Síndrome de Rett, ao longo de toda a sua vida.

Na Fisioterapia Motora, são avaliadas as atividades que a criança consegue realizar de forma independente ou com adaptação, o equilíbrio, o tônus muscular, a postura, a qualidade de movimentos, a marcha, as deformidades musculoesqueléticas, a respiração e a necessidade de órteses e adaptações.

fisioterapia
Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia também é imprescindível para pessoas com Síndrome de Rett. Assim como a Fisioterapia, esta intervenção pode ser necessária ao longo de toda a vida.  

Na Fonoaudiologia, as intervenções devem ser pensadas em duas vertentes: a vertente motora, para qual de destaca os cuidados relativos à disfagia, e a vertente comunicativa.

Terapia Ocupacional

Pessoas com Síndrome de Rett apresentam grandes dificuldades no seu desempenho funcional. A Terapia Ocupacional pode ajudá-las a estimular o uso mais funcional do corpo e, principalmente, das mãos.

terapia-ocupacional
Musicoterapia

Musicoterapia


Desde a descrição da Síndrome de Rett, o Dr. Andreas Rett já se referia à música como importante meio de intervenção terapêutica a essas pacientes. Mas é necessário diferenciar o uso da música enquanto lazer e prazer, e o uso da música enquanto intervenção terapêutica.

Intervenções com foco no comportamento e no cognitivo

Devido ao grave comprometimento motor das pessoas com Síndrome de Rett, é bastante difícil avaliar objetivamente as suas habilidades cognitivas e o seu desenvolvimento intelectual. Desse modo, intervenções com foco no comportamento e no cognitivo são importantes para estimular o seu desenvolvimento.

abrete2 (1)

Outras Intervenções

Há uma série de intervenções terapêuticas que podem ajudar muito o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Rett.