Shape Therapeutics levanta $ 112 milhões para desenvolver terapias genéticas baseadas em RNA

A Shape Therapeutics arrecadou US $ 112 milhões em financiamento para desenvolver seu portfólio de tecnologias de RNA para potencialmente tratar doenças genéticas, incluindo a Síndrome de Rett.

“Testemunhamos o poder do [RNA mensageiro] no espaço das vacinas e agora estamos entrando em uma nova era em que podemos aplicar tecnologias de RNA de última geração para prevenir ou tratar doenças complexas em uma ampla gama de áreas terapêuticas, como a Doença de Parkinson , Doença de Alzheimer … e Síndrome de Rett ”, disse François Vigneault, PhD, co-fundador e CEO da Shape, em um comunicado à imprensa.

O RNA mensageiro, uma molécula intermediária entre o DNA e as proteínas, tem sido utilizado na produção de vacinas COVID-19. A Shape está desenvolvendo tecnologias de RNA para corrigir mutações genéticas.

A empresa acredita que esta abordagem de terapia genética pode tratar com segurança e eficácia várias doenças causadas por mutações genéticas e aquelas com fatores de risco genéticos conhecidos. A tecnologia permite o direcionamento de RNA, edição de RNA e substituição de RNA para tratar tais distúrbios.

A Shape também relatou que um trabalho recente em primatas identificou vírus adenoassociados de próxima geração (AAVs), que servem como veículos de entrega de terapia genética. Este trabalho pré-clínico mostrou que esses novos AAVs podem transportar material genético especificamente para o sistema nervoso ou músculo em primatas. Uma linha de células humanas para a produção de AAVs também foi desenvolvida, a qual, segundo a empresa, superou os métodos padrão.

Com este financiamento, a Shape planeja continuar construindo seu portfólio de tecnologia de RNA e acelerar o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas. A rodada de financiamento foi co-liderada por Decheng Capital e Breton Capital, em colaboração com Willett Advisors.

“Estamos satisfeitos com o tremendo apoio de nossos atuais e novos investidores e apreciamos a confiança que eles depositaram em toda a nossa equipe enquanto continuamos a aproveitar o potencial da terapia de RNA para redefinir o padrão de tratamento para doenças genéticas”, disse Vigneault. Min Cui, PhD, fundador e diretor administrativo da Decheng Capital, que fará parte do conselho de diretores da Shape. “Estamos entusiasmados em apoiar a Shape na realização de todo o potencial das tecnologias de RNA para realmente transformar a indústria da terapia genética”, disse Cui.

Traduzido de Rett Syndrome News Digest

Gostou deste conteúdo e deseja e compartilhar?  Clique na Rede Social para compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp