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Roda de Conversa no fechamento do I Simpósio Síndrome de Rett no Pátio da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) através da Diretoria de Ações Inclusivas (DAIN), realizou uma Roda de Conversa para o fechamento do I Simpósio Síndrome de Rett, no dia 31 de outubro de 2023 no Pátio da UERN que ressaltou o mês da conscientização sobre a Síndrome de Rett e chamou a atenção de toda a sociedade para a responsabilidade no que implica a promoção da saúde, o estímulo aos aprendizados, a pertinência da prática de cidadania para as pessoas com a Síndrome de Rett.

A Profa. Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, titular da Diretoria da DAIN/UERN destacou: “Fundamental uma inclusão includente para que todos(as) sejamos incluídos(as), na sociedade com a garantia da acessibilidade, respeito às diferenças, atenção e sensibilidade às famílias. Aplaudimos os trabalhos da Associação Brasileira de Síndrome de Rett (Abre-te) por todos os esforços que desenvolve em razão da efetivação de direitos das pessoas com Síndrome de Rett. No Dia 31 de outubro, no Pátio da Reitoria da UERN, contemplamos, com deferência, o amplo envolvimento da sociedade mossoroense às discussões sobre a Síndrome de Rett. Com a presença da representação da Reitoria/UERN, professor Dr. Jandson Dantas, Subchefe do gabinete, a coordenação dos trabalhos de fechamento do I Simpósio Síndrome de Rett, a Diretora do Semeando Inclusão, Rosângela Lima, representante da Associação Brasileira Síndrome de Rett, em Mossoró, Teresa Cristina Ferreira e as diversas parceiras institucionais das pessoas com deficiência que se fizeram presentes nesse momento.

Ainda, salientamos a importância das discussões com base na Legislação Brasileira para Pessoas com Deficiência e, para este momento, acentua a relevância da ampliação dos lugares de memória e protagonismo da pessoa com deficiência com ênfase, para este momento, na conscientização da população para Síndrome de Rett. Acentuamos a pertinência de reflexões sobre acessibilidade e quebra de barreiras atitudinais, conceituais, procedimentais por uma prática inclusiva e includente, cabe repisar, que perpasse por todas as práticas de inclusão.”

A professora Ana Lúcia Aguiar assinala que “a Lei Brasileira de Inclusão tem como base a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo Nº 186, de 9 de julho de 2008 e se constitui em um grande avanço para o cumprimento da efetivação dos direitos das pessoas com deficiência e acrescenta a Lei nº 13.146/2015 que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Com pertinência, somam-se reflexões sobre espaços de aprendizagem ao se discutir os processos de (auto) formação e práticas educativas, as narrativas reflexivas de histórias de vida, as (auto) biografias, as identidades e memórias, a educação especial na perspectiva da educação inclusiva para pessoas com deficiência e o lugar da acessibilidade e efetivação de direitos.

A educação inclusiva significa educar todas e todas no respeito às diferenças, à diversidade, e que construamos e ampliemos a visão de mundo para às convivências plurais. A oportunidade de descobrir, de continuar perfazendo um caminho de valores das relações de vínculo fortalecedores do amanhã. O valor das relações é condição impar posto que envolve sentimentos guardiãs, forma socialmente produtora de alteridade e de laços sociais. Que o mês de outubro comemorativo à Sindrome de Rett permita em nossos corações alargamento diário do sabor doce e suave do lembrar por onde caminhemos, com quem caminhemos, e com quem construiremos alegrias, sonhos no prumo dos valores de respeito aos princípios da dignidade humana.

A Associação Brasileira Síndrome de Rett ressalta a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, seu acolhimento, sua sensibilidade e implicação com as pautas de inclusão da pessoa com deficiência. A Abre-te aplaude e agradece pelo debruçamento da UERN cujos ações estão permeados de responsabilidade social de uma universidade socialmente referenciada inclusiva e includente.

Fundamental construirmos uma inclusão includente para que todos e todas sejamos incluídos/as na sociedade com a garantia da acessibilidade, respeito às diferenças, atenção e sensibilidade. A educação inclusiva significa educar todas e todas no respeito às diferenças, à diversidade, e que construamos e ampliemos a visão de mundo para às convivências plurais, pois é oportunidade de descobrir, de continuar perfazendo um caminho de valores das relações de vínculo fortalecedores do amanhã. O valor das relações é condição impar posto que envolve sentimentos guardiãs, forma socialmente produtora de alteridade e de laços sociais. Com quem caminhemos, e com quem construiremos alegrias, sonhos no prumo dos valores de respeito aos princípios da dignidade humana.

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