Acompanhamento Odontológico

O acompanhamento odontológico sistemático e os cuidados diários com a saúde bucal são fundamentais para a pessoa com Síndrome de Rett.

Um motivo importante para o acompanhamento odontológico é a presença de bruxismo (ranger constante dos dentes), presente em mais de 50% das pessoas com Rett. O bruxismo pode ser muito intenso em períodos de maior ansiedade ou desconforto por outras questões (como refuxo gastroesofágico) e tende a diminuir com o avanço da idade. Entretanto, o bruxismo pode causar danos importantes aos dentes, como desgaste e fraturas, prejudicando a alimentação, gerando desconforto e até danos à gengiva.

São outros motivos importantes para o acompanhamento odontológico regular e cuidados diários com a saúde bucal:

– A pessoa com Rett não consegue, na maioria das vezes, expressar dores de dente ou desconforto gengival. Além de gerarem grande agitação e irritabilidade, a não identificação de problemas pode levar a agravamento dos mesmos;

– A higiene bucal da pessoa com Rett pode ser difícil tanto pela não colaboração, como por causa de estereotipias e do próprio bruxismo. Assim, uma rotina de limpeza com profissional pode ser necessária numa periodicidade maior do que na população em geral.

– Em pacientes com disfagia e risco de aspiração, o acompanhamento da troca dos dentes de leite por dentes permanentes com profissional, pode ser adequado.

 

Gostou deste conteúdo e deseja e compartilhar?  Clique na Rede Social para compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp