Cadastro / Área do Usuário

Notícias da Taysha indicam que estamos um passo mais perto do teste de substituição de genes para Rett

As notícias anunciadas pela Taysha Gene Therapies no final do mês passado nos trazem um passo mais perto de testar um tratamento que combate a causa raiz da Síndrome de Rett: Poderíamos ver a primeira terapia genética em um ensaio clínico já no final deste ano.

A Taysha Gene Therapies estourou em cena em abril do ano passado. Iniciada por vários ex-executivos da AveXis, que desenvolveu tratamentos genéticos para doenças genéticas neurológicas raras, o rico pipeline da empresa inclui um programa de substituição do gene da Síndrome de Rett. Conhecido como TSHA-102, este programa foi possibilitado pela pesquisa conduzida pelo Dr. Steve Gray com financiamento da Rett Syndrome Research Trust (RSRT) e pelo Sir Professor Adrian Bird como parte do Consórcio MECP2 .

A substituição de genes entrega genes saudáveis ao corpo para compensar os genes mutantes e é uma estratégia única. É a principal estratégia curativa defendida pela RSRT. Para saber mais sobre a substituição de genes, assista ao webinar Gene Replacement for Rett Syndrome disponível no Youtube da Rett Syndrome Reserach Trust (em inglês).

A abordagem de substituição de genes de Taysha inclui duas técnicas que diferem da terapia de substituição de genes perseguida pela Novartis. Em primeiro lugar, o TSHA-102 fornece uma versão abreviada de minigene de MECP2 que abrange os domínios críticos do gene. O minigene foi desenvolvido no laboratório de Adrian Bird e financiado pelo Consórcio MECP2 do RSRT.

Em segundo lugar, o TSHA-102 inclui uma nova tecnologia de plataforma chamada miRNA que controla os níveis de expressão de MECP2. Isso é importante porque a proteína MECP2 em excesso também causa problemas neurológicos. Essa tecnologia foi desenvolvida por Steve Gray e financiada pela RSRT por meio do Gene Therapy Consortium.

Taysha anunciou recentemente seus resultados financeiros do segundo trimestre e forneceu uma atualização para toda a empresa sobre seus programas clínicos, incluindo o TSHA-102. É aqui que ficamos animados: enquanto se aguarda a aprovação das agências reguladoras, a empresa planeja iniciar os testes clínicos até o final deste ano. Taysha espera divulgar dados clínicos até o final do próximo ano.

Manteremos a comunidade atualizada sobre os desenvolvimentos assim que estiverem disponíveis.

Traduzido de rettnews.org
02/09/2021

Gostou deste conteúdo e deseja e compartilhar?  Clique na Rede Social para compartilhar:

Facebook
WhatsApp