Neurotech divulgou resultados positivos do ensaio clínico de Fase 1/2 para a Síndrome de Rett

  • Análise adicional dos desfechos primários e secundários do ensaio de fase 1/2 da Neurotech destacou benefícios adicionais aos vistos anteriormente 
  • O NTI164 é o primeiro tratamento medicamentoso com canabinoides de amplo espectro a demonstrar melhora clínica significativa em pacientes com essa síndrome 
  • Todas as 14 pacientes pediátricas do sexo feminino foram acompanhadas por 52 semanas, com coleta contínua de dados 

A Neurotech International divulgou análises adicionais dos desfechos primários e secundários de seu teste clínico de Fase 1/2 (NTIRTT1), demonstrando benefícios significativos adicionais em meninas com Síndrome de Rett após 12 semanas de tratamento oral diário com sua terapia medicamentosa de canabinoides de amplo espectro, o NTI164. 
Em 17 de abril, a empresa de biotecnologia em estágio clínico Neurotech International (ASX: NTI) divulgou os resultados principais do teste clínico de Fase 1/2 para a Síndrome de Rett, sendo o NTI164 o primeiro tratamento medicamentoso com canabinoides de amplo espectro a demonstrar melhora clínica estatisticamente significativa em pacientes com Síndrome de Rett. 
A Síndrome de Rett é uma doença genética rara neurológica e de desenvolvimento, quase exclusivamente resultante de mutações no gene MECP2, localizado no cromossomo X, que é necessário para o desenvolvimento e função cerebral normais. 
Essa síndrome ocorre quase exclusivamente em meninas, com uma incidência de uma em 10.000 nascimentos de meninas e uma prevalência de cerca de 15.000 meninas e mulheres nos EUA e 350.000 globalmente. 
O mercado da Síndrome de Rett é estimado em mais de US$ 2 bilhões anualmente. 
O teste NTIRTT1 envolveu 14 pacientes pediátricas do sexo feminino, com idade média de 8,8 anos e peso de 27,5 kg, com uma medida média do Questionário Comportamental da Síndrome de Rett (RSBQ) de 44,6 e uma medida de gravidade da doença (CGI-S) de 4,6. 
As participantes do teste passaram por um regime de tratamento oral diário de 12 semanas com NTI164/placebo, necessário para a análise do desfecho primário. 
O Clinical Global Impression – Improvement (CGI-I), após 12 semanas em comparação com o início, destacou que 93% das pacientes melhoraram, com 36% apresentando melhora “muito/muito significativa”. 
O desfecho secundário chave do RSBQ mostrou uma diferença média de -13,4 em relação ao início, com uma melhora de 205% da semana quatro à semana 12. 
Todas as 14 pacientes pediátricas do sexo feminino foram inscritas na fase de extensão de 52 semanas do teste, com coleta contínua de dados para futura análise.  
 
Melhoria no desfecho primário – CGI-I 
O Clinical Global Impression (CGI) é uma escala avaliada pelo médico/observador que reflete a impressão do clínico sobre o estado global de um indivíduo. Essa escala é frequentemente utilizada em ensaios clínicos para distúrbios neuropsiquiátricos. 
O CGI-I é uma escala de 7 pontos que requer que o clínico avalie o quanto a doença do paciente melhorou ou piorou em relação ao estado basal no início da intervenção. Os valores variam de 1 (“Muito Melhorado”) a 7 (“Muito Piorado”). 
A análise preliminar do desfecho primário, divulgada em 17 de abril, mostrou uma melhora estatisticamente significativa no CGI-I após 12 semanas em comparação com as medidas iniciais. 
A Neurotech International informa que os resultados preliminares do CGI-I foram baseados na análise de quatro avaliações específicas para a Síndrome de Rett (âncoras) a partir de um total de nove medidas específicas para essa síndrome. 
Como este foi o primeiro estudo em humanos com o NTI164 na Síndrome de Rett, a Neurotech examinou outras âncoras (subdomínios) para entender melhor quais mostraram melhorias que poderiam ser alvo de ensaios direcionados ao registro. 
A Neurotech relata que, em ensaios clínicos de estágio avançado, geralmente são examinados de 2 a 3 subdomínios para o CGI-I. 
Com o conjunto completo de dados agora disponível para análise, a NTI relata uma melhoria adicional no CGI-I em relação ao estado basal. 
Dos 14 pacientes com Síndrome de Rett, medidos pelo CGI-I em todas as nove medidas específicas para a Síndrome de Rett, 50% dos pacientes mostraram melhora após 12 semanas com o NTI164. 
 
Melhorias significativas nas âncoras principais 
A Neurotech realizou uma análise dos subdomínios específicos citados por médicos e cuidadores como importantes, nos quais o NTI164 apresentou melhorias significativas. 
O medicamento demonstrou melhorias estatisticamente significativas em habilidades de comunicação, alerta mental, socialização/contato visual e ansiedade. Esses resultados provavelmente servirão de base para as medidas do CGI-I em estudos direcionados ao registro. 
 
 
Desfecho Secundário – RSBQ 
A Neurotech  informa que o RSBQ consiste em 45 itens, classificados como 0 = ‘não verdadeiro’, 1 = ‘um pouco ou às vezes verdadeiro’ ou 2 = ‘muito verdadeiro’, que podem ser agrupados em oito subescalas de domínio de sintomas, graduadas em uma escala de 0 a 90 (gravidade máxima). 
A empresa relata que foram examinados oito domínios/subescalas que refletem as características principais da Síndrome de Rett. 
O ensaio clínico mostrou que os pacientes que receberam o NTI164 tiveram uma melhora de 205% na mudança média em relação ao estado basal da semana 4 (-4,4) para a semana 12 (-13,4). 
No geral, a Neurotech relata que foi observada uma redução clinicamente significativa de 30% na pontuação total média do RSBQ dos pacientes após 12 semanas, o que foi fortemente estatisticamente significativo. 
No início do ensaio, a pontuação total média do RSBQ para os pacientes era de 44,6, em comparação com 31,2 após 12 semanas. 
 
Outro desfecho secundário importante – CGI-S 
O CGI-S (Clinical Global Impression – Severity) reflete a impressão do clínico sobre a gravidade da doença em uma escala de 7 pontos, variando de 1 = “nada” a 7 = “gravemente afetado”. Esse desfecho também mostrou uma melhora estatisticamente significativa. 
O estudo também atendeu a outros desfechos secundários importantes, incluindo o Impacto da Escala de Incapacidade Neurológica na Infância em comparação com o estado basal e o Inventário de Sobrecarga para Cuidadores da Síndrome de Rett. 
 
Um único evento adverso de segurança 
A NTI relata que um evento adverso grave foi relatado durante o período de tratamento de 12 semanas, com o desenvolvimento de urticária (erupção cutânea) em um paciente. 
A empresa informa que a urticária não foi previamente observada em nenhum estudo anterior ou em andamento com o NTI164. 
Nenhum paciente relatou diarreia, enquanto náuseas/vômitos ocorreram em dois pacientes. O peso médio dos pacientes permaneceu praticamente inalterado após 12 semanas (ganho de 0,3 kg) em relação ao estado basal, indicando que não houve perda de peso durante o período de tratamento. 
Nenhum dos eventos adversos exigiu medicações adicionais. As medições relacionadas à função renal e hepática, bem como as análises sanguíneas e os sinais vitais, estavam normais ao longo das 12 semanas. 
A NTI relata que o NTI164 apresenta um excelente perfil de segurança, com efeitos colaterais mínimos específicos para pacientes com Síndrome de Rett. 
 
Resultados promissores 
A Professora Associada Carolyn Ellaway, investigadora principal do teste e especialista sênior do The Children’s Hospital at Westmead, da Rede de Hospitais Infantis de Sydney, está satisfeita com os resultados do ensaio. 
“O teste clínico NTIRTT1 é a primeira vez que uma terapia medicamentosa com canabinoides de amplo espectro (NTI164) demonstrou melhorias significativas em pacientes com Síndrome de Rett, utilizando medidas clínicas validadas, incluindo o CGI-I e o RSBQ”, diz ela. 
“Nossos dados são muito encorajadores, pois observamos melhorias clinicamente relevantes nos sintomas que são repetidamente considerados mais importantes para os clínicos, cuidadores e pacientes; notadamente comunicação, comportamentos das mãos, ansiedade/emoção e qualidade de vida.” 
“Esses benefícios não comprometeram a segurança dos pacientes, com o NTI164 exibindo um excelente perfil de segurança ao longo das 12 semanas do ensaio.” 
A Síndrome de Rett é a terceira doença neurológica em crianças em que o NTI164 demonstrou benefício clínico estatisticamente significativo, juntamente com o autismo e o PANDAS/PANS. 
“Esse conjunto completo de dados relatado hoje representa uma tradução muito rápida de nossa forte convicção nos efeitos anti-neuroinflamatórios e neuroprotetores do NTI164, aplicados a uma terceira população neurológica pediátrica, a Síndrome de Rett, onde terapias seguras e eficazes são urgentemente necessárias”, diz o diretor executivo da Neurotech Dr. Thomas Duthy. 
“O nível de melhoria que observamos nessas meninas após 12 semanas de tratamento é notável, considerando o excelente perfil de segurança do NTI164, onde apenas um evento grave foi registrado e os eventos adversos foram leves e gerenciáveis em comparação com a terapia padrão observada nos Estados Unidos.” 
“Esperamos atualizar o mercado sobre o progresso dessas meninas à medida que avançam na extensão de 52 semanas sob a supervisão da Prof.ª A/Prof. Ellaway e apresentar esses resultados no próximo Congresso Mundial da Síndrome de Rett.

Traduzido de https://neurotechinternational.com/

 

Gostou deste conteúdo e deseja e compartilhar?  Clique na Rede Social para compartilhar:

Facebook
WhatsApp