Área do Associado

Neurogene anuncia novo programa de terapia genética para Síndrome de Rett

18/05/2022

A Neurogene apresentou dados pré-clínicos promissores para NGN-401 na 25ª Reunião Anual da Sociedade Americana de Terapia Gênica e Celular (ASGCT), demonstrando benefício significativo de sobrevivência e redução de sintomas no modelo de camundongo com Síndrome de Rett .

Os resultados mostram que a terapia genética EXACT da Neurogene regula a expressão do gene MECP2 para os níveis alvo, evitando a toxicidade relacionada à superexpressão. A plataforma EXACT tem potencial para desenvolver medicamentos genéticos para doenças complexas não endereçáveis pela terapia genética convencional.

Neurogene Inc., uma empresa fundada com a visão de ampliar os limites da medicina genética para tratar doenças neurológicas complexas e devastadoras, anunciou a inclusão do NGN-401 para a Síndrome de Rett em seu pipeline de desenvolvimento. NGN-401 é o primeiro produto candidato da Neurogene usando a tecnologia de plataforma de regulação de genes Expression Attenuation via Construct Tuning (EXACT) e demonstrou em modelos pré-clínicos fornecer níveis eficazes de MeCP2, evitando a toxicidade observada com a terapia genética convencional de MECP2. EXACT é uma tecnologia de plataforma de terapia genética autorregulada que pode ser ajustada para fornecer um nível desejado de expressão de transgene dentro de uma faixa estreita e é compatível com plataformas de entrega virais e não virais.

Os dados de eficácia e segurança pré-clínica para NGN-401 foram apresentados hoje na 25ª Reunião Anual da Sociedade Americana de Terapia Gênica e Celular (ASGCT) em Washington, D.C., em uma apresentação oral do resumo intitulado “A Self-regulating Gene Therapy for Rett Syndrome”. NGN-401 fornece um transgene humano MECP2 completo, sob o controle da tecnologia de autorregulação EXACT da Neurogene.

“A Síndrome de Rett é um distúrbio complexo que não é prontamente endereçado pela terapia gênica convencional porque o gene MECP2 é tóxico se expresso em altos níveis. Como alguém que trabalha na pesquisa da Síndrome de Rett há mais de 15 anos, estou satisfeito que o NGN-401, nosso programa líder que utiliza a tecnologia EXACT, tenha demonstrado um benefício significativo de sobrevivência e redução de sintomas em um robusto modelo pré-clínico de Rett”, disse Stuart Cobb, Ph.D., Diretor Científico da Neurogene e Fellow em Neurociência na Universidade de Edimburgo. “Esses dados, juntamente com um corpo substancial de dados pré-clínicos adicionais, são fundamentais para o avanço do NGN-401 para a clínica da Síndrome de Rett”. O laboratório do Dr. Cobb tem colaborado com o Rett Syndrome Research Trust (RSRT) e vários pesquisadores na área para desenvolver uma terapia genética com perfil robusto para avançar para a clínica.

A Neurogene agradece o apoio da RSRT no avanço do conhecimento científico para o tratamento da Síndrome de Rett, que permitiu o desenvolvimento inicial da tecnologia EXACT. A Neurogene também agradece à comunidade de pacientes com Síndrome de Rett, incluindo a International Rett Syndrome Foundation e Reverse Rett (Reino Unido).

Monica Coenraads, CEO da Rett Syndrome Research Trust (RSRT), compartilhou: “Estamos entusiasmados que o NGN-401 tenha demonstrado resultados pré-clínicos promissores. O suporte de longo prazo da RSRT ao laboratório do Dr. Cobb na Universidade de Edimburgo demonstra nosso compromisso em impulsionar a inovação na pesquisa para Síndrome de Rett. Esperamos que esta nova abordagem continue avançando em seu desenvolvimento e, finalmente, forneça uma opção de tratamento muito necessária para as famílias afetadas pela Síndrome de Rett”.

 

Detalhes da apresentação do ASGCT

NGN-401 mostrou uma melhora significativa na sobrevida e pontuação clínica da doença em ambas as doses que foram testadas em modelos de camundongo macho com Rett. Grupos tratados com 1E11vg ou 3E11vg de NGN-401 tiveram uma sobrevivência média de aproximadamente 23 semanas e 37 semanas, respectivamente, em comparação com camundongos não tratados com uma sobrevivência média de aproximadamente 9 semanas. Além disso, camundongos tratados com doses comparáveis ​​de terapia gênica convencional, sem a tecnologia EXACT, apresentaram toxicidade significativa e mortalidade precoce.

Em outro estudo usando o modelo de camundongo Rett fêmea em mosaico, os grupos tratados com NGN-401 mostraram um fenótipo normal sem toxicidade em doses comparáveis ​​empregadas no estudo masculino. Em contraste, a terapia genética convencional tratou camundongos fêmeas com essas doses, levando à toxicidade significativa e morte precoce.

Tomados em conjunto, esses dados demonstram que o tratamento com NGN-401 levou a um claro benefício de eficácia no modelo de camundongo nocaute masculino de Rett grave, ao mesmo tempo em que demonstrou segurança no modelo feminino.

 

Traduzido de www.businesswire.com

Gostou deste conteúdo e deseja e compartilhar?  Clique na Rede Social para compartilhar:

Facebook
WhatsApp