Anavex 2-73: extensão do teste de fase 2 mostra benefícios sustentados e indica que o tratamento modifica o curso da doença

O tratamento a longo prazo com Anavex 2-73 (blarcamesine) forneceu reduções sustentadas na gravidade e progressão da doença para pacientes adultos com Síndrome de Rett, de acordo com os achados da extensão aberta – parte do teste de Fase 2.

As reduções foram significativamente maiores em pacientes que participaram desde o início do teste de Fase 2 (NCT03758924) em comparação com os pacientes que iniciaram o tratamento sete semanas depois, somente na parte da extensão.

A Anavex Life Sciences, quye desenvolveu o medicamento experimental, acredita que os dados indicam que o Anavex 2-73 não apenas alivia os sintomas, mas também pode modificar o curso da doença.

“Acreditamos que esses resultados clínicos promissores de longo prazo em pacientes adultos com Síndrome de Rett fornecem suporte adicional ao efeito benéfico de Anavex 2-73 para pacientes com síndrome de Rett”, disse Christopher U. Missling, PhD, presidente e CEO da Anavex, em um comunicado de imprensa da empresa.

Na Síndrome de Rett, as alterações no desenvolvimento do cérebro levam a sintomas neurológicos graves e progressivos, incluindo declínios nas habilidades verbais, perda de habilidades motoras, transtornos comportamentais e convulsões.

Restaurando a sinalização cerebral em pacientes com Rett
Anavex 2-73 é uma pequena molécula projetada para ativar uma proteína chamada receptor sigma-1 (SIGMAR1), que se acredita ser importante para manter um equilíbrio adequado da sinalização das células nervosas e promover a neuroplasticidade, o processo pelo qual o cérebro se adapta e religa em resposta a novas experiências.

Ao ativar o SIGMAR1, a Anavex acredita que o Anavex 2-73 ajudará a restaurar a sinalização cerebral normal em pacientes com Rett. A empresa espera que, em vez de apenas reduzir a gravidade dos sintomas, o medicamento experimental modifique a doença, o que significa que retardará a progressão da doença a longo prazo.

O Anavex 2-73 ganhou as designações de fast track, doença pediátrica rara e medicamento órfão nos EUA, todas destinadas a fornecer incentivos para ajudar a acelerar o desenvolvimento de um tratamento para aprovação regulatória.

O estudo de Fase 2 foi projetado para avaliar a segurança, tolerabilidade e eficácia do medicamento experimental entre 25 mulheres com Rett, com idades entre 18 e 45 anos, inscritas em locais nos EUA. Todos os participantes receberam Anavex 2-73 (5 mg) ou um placebo, tomado como um líquido oral diariamente durante sete semanas.

Os primeiros dados do teste mostraram que Anavex 2-73 foi bem tolerado e levou a reduções estatisticamente significativas e clinicamente relevantes na gravidade dos sintomas após sete semanas de tratamento.

Especificamente, 66,7% dos pacientes tratados experimentaram reduções significativas nas pontuações no Questionário de Comportamento da Síndrome de Rett (RSBQ), uma medida de gravidade da doença relatada pelo cuidador, em comparação com 10% do grupo placebo.

As pontuações na Escala de Melhoria da Impressão Clínica Global (CGI-I), uma medida clínica da gravidade da doença, também indicaram que mais pacientes no tratamento experimental (86,7%) tiveram melhorias sustentadas em comparação com aqueles em um placebo (40%).

Após a conclusão do teste, 24 das 25 participantes optaram por entrar em uma extensão de 12 semanas, na qual todos receberam Anavex 2-73. A extensão foi posteriormente estendida para 36 semanas, ou cerca de oito meses.

Os resultados agora mostram que os benefícios do Anavex 2-73 observados no estudo principal foram mantidos durante a extensão de 12 semanas, de acordo com a Anavex.

Os participantes originalmente designados para Anavex 2-73 no estudo principal continuaram a ver reduções nas pontuações do RSBQ até o final da extensão. Os pacientes que haviam recebido o placebo no início do teste e que passaram a receber o medicamento na fase de extensão aberta também começaram a ver melhorias. E os pacientes que sempre tomaram Anavex 2-73 desde o início do teste experimentaram reduções estatisticamente significativas na gravidade da doença em comparação com aqueles que começaram com placebo e depois fizeram a transição para o tratamento ativo. Além disso, a redução na taxa anual de progressão da doença entre o grupo de tratamento de longo prazo foi mais de três vezes maior do que nos pacientes que iniciaram o tratamento sete semanas depois.

Classificando um tratamento como terapia modificadora da doença
Tais observações são critérios-chave para classificar um tratamento como modificador da doença, de acordo com a empresa, que observou que os benefícios do Anavex 2-73 observados entre os pacientes que o utilizam desde o início do teste principal foram maiores do que o que poderia ser explicado por um tratamento que apenas alivia os sintomas.

Como tal, a Anavex acredita que o tratamento experimental provavelmente combinou efeitos sintomáticos e modificadores da doença.

Os dados do ensaio clínico Fase 3 AVATAR (NCT03941444), conduzido na Austrália e no Reino Unido, indicaram de forma semelhante que o Anavex 2-73 poderia aliviar com segurança a gravidade dos sintomas em mulheres com Rett.

A empresa planeja enviar as descobertas para publicação em uma revista científica.

A Anavex também está conduzindo um teste clínico de Fase 2/3 para testar a segurança e eficácia do Anavex 2-73 em crianças e adolescentes. O teste EXCELLENCE (NCT04304482) já concluiu a aplicação da dose em 92 meninas com Síndrome de Rett, com idades entre 5 e 17 anos, que haviam perdido a linguagem falada ou as habilidades motoras.

Os principais objetivos do teste são determinar a segurança do Anavex 2-73 nessa população de pacientes, bem como sua capacidade de aliviar a gravidade dos sintomas na escala RSBQ. Os resultados do teste pediátrico EXCELLENCE são esperados nos próximos meses.

“Estamos ansiosos pela publicação dos resultados do teste EXCELLENCE em pacientes pediátricos com síndrome de Rett”, disse Missling.

Traduzido de https://rettsyndromenews.com/

Publicado em 05/07/2023

 

Gostou deste conteúdo e deseja e compartilhar?  Clique na Rede Social para compartilhar:

Facebook
WhatsApp