Neurogene apresentou dados de segurança favoráveis do seu teste de terapia genética NGN-401 para Síndrome de Rett durante reunião anual da Sociedade Americana de Terapia Genética e Celular

NGN-401 foi geralmente bem tolerado pelos primeiros três pacientes que receberam a dose, com três a nove meses de acompanhamento pós-aplicação da dose de teste

Não houve enhum sinal ou sintoma de toxicidade por superexpressão, inclusive em um paciente com uma variante leve com maior possibilidade de expressão residual de MeCP2

A Neurogene continua no caminho certo para fornecer dados provisórios de eficácia do teste no 4º trimestre de 2024

A Neurogene, uma empresa em estágio clínico fundada para trazer medicamentos genéticos que mudem as vidas de pacientes e famílias afetados por doenças neurológicas raras, anunciou dados iniciais de segurança e tolerabilidade de seu teste clínico de terapia gênica de Fase 1/2 para a Síndrome de Rett, em andamento. Os dados mostraram que o NGN-401 foi geralmente bem tolerado pelos três pacientes tratados, com acompanhamento de aproximadamente nove, seis e três meses após a administração da dose de teste. Esses resultados foram apresentados durante a Reunião Anual da Sociedade Americana de Terapia Gênica e Celular (ASGCT).

“Projetamos o NGN-401 para superar as limitações da terapia genética convencional para a Síndrome de Rett, incorporando nossa tecnologia de regulação de transgenes EXACT, que acreditamos fornecer níveis toleráveis e terapêuticos de expressão proteica para as principais áreas do cérebro e do sistema nervoso que impulsionam a doença, ” disse Rachel McMinn, Ph.D., fundadora e CEO da Neurogene. “Os dados do NGN-401 apresentados demonstram um perfil de tolerabilidade favorável nos três primeiros pacientes pediátricos, mesmo para um paciente com uma variante leve com maior risco de resultar em expressão residual de MeCP2, não havendo sinais ou sintomas de toxicidade relacionados à superexpressão relatados em qualquer paciente. Continuamos no caminho certo para compartilhar dados provisórios de eficácia do primeiro grupo do teste no quarto trimestre de 2024.”

O teste aberto de Fase 1/2 avalia a segurança, tolerabilidade e eficácia preliminar de duas doses de NGN-401 administradas via infusão intracerebroventricular (ICV) única. O recrutamento segue aberto para pacientes do sexo feminino com idades entre 4 e 10 anos com Síndrome de Rett clássica e uma pontuação de gravidade da Impressão Clínica Global (CGI-S) de 4-6, para os grupos de dose baixa (Grupo 1) e dose alta (Grupo 2).

Dados demográficos iniciais dos três primeiros pacientes que receberam NGN-401 no Grupo 1:

– Paciente 1: 7 anos de idade na data da aplicação; raça asiática; mutação leve; 9 meses após a administração da dose;

– Paciente 2: 4 anos de idade na data da aplicação; raça branca; mutação severa; 6 meses após a administração da dose;

– Paciente 3: 6 anos de idade na data da aplicação; raça branca; mutação severa; 3 meses após a administração da dose.

O NGN-401 foi geralmente bem tolerado, com eventos adversos leves relacionados ao tratamento, transitórios ou solucionados. A maioria destes eventos estava de acordo com os riscos conhecidos associados às terapias de vírus adeno-associado (AAV), inclusive alterações assintomáticas em exames laboratoriais.

Não houve sinais ou sintomas indicativos de toxicidade por superexpressão de MeCP2 em nenhum dos três pacientes, mesmo no paciente com a variante leve. Não houve efeitos colaterais graves emergentes do tratamento ou relacionados ao procedimento da aplicação intracerebral.

“Existe uma grande necessidade não atendida de novos tratamentos que possam abordar a incrível carga enfrentada diariamente pelas pessoas com Síndrome de Rett e suas famílias”, afirmou Bernhard Suter, M.D., Diretor Médico do Blue Bird Circle Rett Center no Texas Children’s Hospital e investigador principal no ensaio clínico NGN-401. “A terapia genética tem o potencial de abordar a causa raiz da Síndrome de Rett com um tratamento único, e esses dados preliminares de segurança do teste com NGN-401 representam um marco importante no caminho para realizar seu potencial para os pacientes. Aguardo com expectativa o trabalho contínuo na condução do teste à medida em que avaliamos a segurança e eficácia do NGN-401.” .

Sobre a Neurogene:

A missão da Neurogene é tratar doenças neurológicas devastadoras para melhorar a vida de pacientes e famílias afetadas por essas doenças raras. A Neurogene está desenvolvendo abordagens e tratamentos inovadores para enfrentar as limitações da terapia gênica convencional em distúrbios do sistema nervoso central. Isso inclui a seleção de uma abordagem de entrega para maximizar a distribuição nos tecidos-alvo e o design de produtos para maximizar a potência e a pureza, visando um perfil de eficácia e segurança otimizado. A tecnologia de regulação de transgenes EXACT, inovadora e proprietária da empresa, permite a entrega de níveis terapêuticos enquanto limita a toxicidade associada à terapia gênica convencional. A Neurogene construiu uma instalação de fabricação de terapia gênica de última geração em Houston, Texas. A produção do NGN-401 foi realizada nesta instalação e apoiará atividades clínicas cruciais. Para mais informações visite www.neurogene.com.

Traduzido de www.neurogene.com

Gostou deste conteúdo e deseja e compartilhar?  Clique na Rede Social para compartilhar:

Facebook
WhatsApp