Um resumo sobre as terapias genéticas que estão em teste para Síndrome de Rett

Recentemente temos publicado diversas notícias sobre as 2 terapias genéticas que estão em teste para Síndrome de Rett. Aqui trazemos um breve resumo das duas.

1) Taysha Gene Therapies

O que é: a terapia genética da Taysha para a Síndrome de Rett é chamada de TSHA-102. Ela fornece uma versão reduzida (“minigene”) do gene MECP2, fruto das pesquisas do Dr. Adrian Bird. A terapia genética é administrada por meio de uma injeção única no líquido espinhal. A terapia genética TSHA-102 inclui a tecnologia miRARE, projetada para regular a quantidade de proteína MECP2, que visa evitar a superexpressão.

Onde está: um teste clínico em mulheres adultas e adolescentes com 12 anos ou mais está sendo realizado em Montreal no Canadá. Um teste pediátrico acabou de ser iniciado nos EUA. O RUSH University Medical Center em Chicago é a primeira clínica a recrutar pacientes e estão previstos mais 7 locais de teste. A primeira fase do teste nos EUA envolverá seis crianças com idades entre 5 e 8 anos e testará dois níveis de dose diferentes. A segunda fase do teste ampliará a para faixa etária para incluir crianças com 3 a 8 anos, com um total de até 21 pacientes inscritos. Nesta segunda fase será aplicada a dose selecionada na primeira fase. A agência reguladora do Reino Unido também autorizou a realização de um teste clínico pediátrico no Reino Unido.

Progresso: a Taysha administrou a terapia genética ao primeiro paciente Rett da história no primeiro semestre de 2023, seguida por um segundo paciente adulto. Os primeiros dados preliminares dos dois primeiros participantes adultos sugerem melhorias iniciais com base nas avaliações relatadas pelo médico e pelo cuidador 12 semanas após a aplicação no caso do 1o paciente e 4 semanas após a aplicação para o 2o paciente. Também não foram observados eventos adversos graves. Agora em jan/24 a Taysha anunciou que aplicou a dose de teste no primeiro paciente pediátrico nos EUA.

2) Neurogene

O que é: a terapia genética da Neurogene NGN-401 administra um gene MECP2 completo através de uma única aplicação nos ventrículos do cérebro, em um esforço para maximizar o número de células cerebrais que recebem a terapia genética. NGN-401 emprega a tecnologia EXACT, que controla a quantidade de proteína MECP2 produzida pelo gene para evitar a superexpressão.

Onde está: este teste será conduzido nos centros especializados em Rett em Houston, Boston e Denver, sendo Houston o único local que está recrutando até o momento. A faixa etária para o ensaio é de 4 a 10 anos e espera-se inscrever um total de 5 crianças.

Progresso: a Neurogene anunciou em novembro de 2023 que aplicou a dose de teste nos dois primeiros pacientes pediátricos nos EUA. A empresa relata que a terapia genética foi bem tolerada. A Neurogene planeja reportar dados clínicos no quarto trimestre de 2024. No primeiro semestre deste ano a empresa planeja expandir para além de 5 pacientes e testar uma dose mais alta. A empresa também anunciou planos para iniciar um teste clínico no Reino Unido.

Gostou deste conteúdo e deseja e compartilhar?  Clique na Rede Social para compartilhar:

Facebook
WhatsApp